sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Espírito de Alegria


NA REVISTA LADIES HOME JOURNAL 
 [DIÁRIO DO LAR DAS MULHERES]
  
Como vão os negócios, Eben?
O homem idoso estava lavando a louça após retornar à casa depois do trabalho.
- Tudo em ordem, Martha, tudo em ordem.
- A loja ainda está do mesmo jeito? Nossa como gostaria de ir para lá de novo, ver o sol brilhar em seu interior e iluminar tudo ali. Como a loja está agora, Eben?
- A loja nunca mais foi a mesma desde que você saiu de lá, Martha.
Martha corou levemente. Uma esposa será algum dia velha
demais para se emocionar com os elogios do marido?
Eben e Martha tiveram uma loja de miudezas por muitos anos, mas um dia Martha ficou doente e foi hospitalizada. Isso aconteceu dois meses atrás. Ela já saíra do hospital, mas jamais recuperaria as forças de novo - nunca mais seria parceira dele naquela pequena loja tão alegre.
Não consigo deixar de sentir uma vontade imensa de ver nossa pequena loja, pensou Martha uma tarde. Se for muito cuidadosa acho que conseguirei chega;·lá. Afinal, não é tão longe assim.
Levou um tempo enorme até que ela conseguisse chegar ao centro da cidade, mas, por fim, ela alcançou o início da rua onde a loja se localizava. De repente, ela parou bruscamente. Não muito longe dela, na calçada, estava Eben. Carregava um tabuleiro à altura da cintura, pendurado no pescoço por tiras. Nesse tabuleiro havia algumas cartelas de botões para colarinho, outras com alfinetes e muitos maços de cadarços de sapato. Com voz trêmula, anunciava seu produto.
Martha se apoiou contra o muro de um prédio próximo. Depois, olhou na direção da pequena loja. As vitrinas estavam repletas de frutas. Só então ela compreendeu o que acontecera. A pequena loja fora vendida para pagar as despesas hospitalares. Virou-se e se apressou para sair dali, o mais rápido que suas pernas enfraquecidas conseguissem.
Ele ficará muito sentido de souber que descobri tudo!, pensou ela, e as lágrimas molharam sua face.
Ele guardou esse segredo, e agora eu é que guardarei um segredo. Ele nunca saberá que eu sei o que aconteceu com a nossa loja.
Aquela noite, quando Eben chegou em casa, com frio e cansado, Martha fez alegremente a mesma velha pergunta:
     - Como vão os negócios, Eben?
     - Melhor do que nunca, Martha - respondeu ele com entusiasmo. E ela orou a Deus para que o abençoasse por seu espírito de alegria e pelo amor que dedicava a ela.


"Nesta vida não podemos realizar grandes feitos. 
Podemos apenas fazer pequenas coisas com grande amor:"
                                                                                                                            MADRE TERESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário